badge

quarta-feira, setembro 17, 2003

Quando for grande quero ser o Sal Paradise e ter um amigo chamado Dean Moriarty

Musica do Dia : Ben Kweller - Made It Up

Semaninha complicada esta. Recomeço de aulas, uma vontade doida de que toda a acção começe, afinal este pode ser o principio do meu ultimo ano como aluno.

Pois é, larguei finalmente a companhia do Jack Kerouac ao acabar de ler o "Pela Estrada Fora". Um livro daqueles grandiosos, sonhadores, que nos deixa a pensar na forma imbecil como vivemos a nossa vida. Com medo de tudo, agarrados às coisas que chamamos de conforto e segurança, amedrontados de mais de sair da toca onde fomos criados. Os lobos é que tem razão. Quando as crias crescem o suficiente os pais correm com elas. Já sabes andar, porreiro. Põe-te a milhas. Não ficam ali cheios de pachorra a vê-los a gastar anos de vida a estudar. E somos nós os animais racionais.

"Pela Estrada Fora" é sobretudo um livro sobre viagens, sobre as famosas road trips, correndo o continente americano de ponta a ponta. Só não fala é de bandidos ou de cadillacs lustrosos e impecavelmente limpos, daqueles que nos habituamos nas historias de hollywood. Falam de gente normal, mas com um bocadinho mais de tomates. Ou talvez fosse outro tempo. Gajos novos que se metem a caminho com um punhado de dolares no bolso, que se sujeitavam a viajar à boleia, a passar fome, a ter que parar uma semana algures para trabalhar, juntando e poupando cada migalha de dinheiro para lhe permitir seguir caminho. E a musica, a loucura da musica que acompanha todas as viagens, os sons loucos do jazz, do bebop ritmado dos bares sujos e escuros dos estados unidos. Queria lá ter estado, quero ser só por uma viagem Sal Paradise. Quero viajar pela europa que tenho a descobrir pó de estrada e gente e continuar sempre, vivendo tudo, roubar perder ganhar amar sofrer ter fome chorar rir beber gritar cantar ser livre, uma vez e seria como se fosse para sempre.