badge

quinta-feira, setembro 11, 2003

É um misterio profundo, é o queira ou não queira....

Musica do Dia : Antonio Carlos Jobim e Elis Regina - Águas de Março

Sorrio sempre ao ouvir esta musica. É impossivel o contrário. Na parte final quando Tom e a Elis aceleram, quando o desafio de dois seres maiores que a vida se torna diversão, quando ambos literamente brincam com os sons, com o ritmo, com as palavras que não existem mas só podem ser brasileiras, a voz arranhada da Elis e se nota claramente que ela se ri, com aquele riso enorme da linda Elis, linda, linda...

Deve ser um dos melhores album de todos os tempos, Elis & Tom de 1974. Uma perola linda, suave, doce, na mais bela lingua de todas, o português. Do jogo vocal deste "Águas de Março", com o Tom Jobim que nem tinha grande voz a gozar à grande, ao sensual "Só Tinha de Ser Com Voçê" (É voçê que é feito de azul, me deixa morar nesse azul, me deixa encontrar minha paz, voçê que é bonito demais...), ao simples mas verdadeiro "Brigas Nunca Mais", ao doloroso "Inutil Paisagem" (ouvido tantas vezes por mim de cabeça encostado ao vidro de um comboio, de um autocarro).

É chover no molhado dizer que Tom Jobim foi um génio, daqueles de todo o tamanho. É fazer o mesmo em dizer que a Elis era uma mulher linda em todos os sentidos. No rosto brilhante, na forma como torcia as palavras, as cobria de mel ou as fazia brilhar no cimo do palco. E nunca morreram, são eternos.