badge

sábado, outubro 22, 2005

Su doku

Café da Manhã


Olho para o rio e não te vejo. Procuro-te no rasto dos cacilheiros... nas minhas chagas, e não te encontro. Quem me vai apagar o cigarro agora? Era suposto teres chegado. Era suposto já cá estares há meses. Preciso da tua música! Dos teus compassos. Dos teus sorrisos fusos, colcheios... semibreves a 4 tempos.

O vento abraça e a porta abre-se. O frio rompe pelo palácio de Sta. Catarina dentro. Os menus voam, as revistas folheiam-se sozinhas. Está um belo dia.
Uma jovem entra na sala e pára em frente ao piano. Experimenta teclas. A princípio aleatoriamente. Que depois foram tomando sentido e formando melodias.
Estou a 3 páginas de terminar o livro que tenho á minha frente. "Inventar a Solidão" de Paul Auster. Um livro sobre histórias do contador de histórias. Que, por demorar tanto a le-lo, tornou-se num outro...livro meu. No Inventar da solidão que era a minha. Um livro com histórias minhas, dentro das histórias...das histórias do contador de histórias. pág. 163 «e descobriu que todas as teclas estavam em perfeitas condições. Todas, excepto uma: o fá por cima do dó central.» Enquanto a jovem toca...uma corda que parte, uma tecla que deixa de tocar, um ciclo que termina.


Apago a beata na areia e digo para comigo.

- É o último. Agora o meu vício és tu.

E tu, alheia, continuas a fitar o mar ignorando os cabelos rebeldes que se prendem nos teus lábios...te invadem as orbitas, ao compasso do vento. Ficamos horas a olhar o mar nesta tarde de Outono.
Pegas no «Público» e escreves algarismos nas pequenas quadrículas vazias. Vais-me explicando as regras do jogo.

- Sabes, nunca gostei muito de praia. -disse eu.
- Talvez nunca tenhas sido ensinado a gostar.

Empurro-te contra a areia fria, e o ar enche-se de gargalhadas. Rebolamos. O sol esconde-se.

Enquanto te beijo, fazes questão de manter os olhos abertos. "Para ver as estrelas", afirmas tu. Beijo-te mais uma vez. De olhos fechados. Não preciso de os abrir porque, sei que tenho «O Céu dentro de ti»[1].


«Ele acorda. Ele anda de um lado para o outro entre a mesa e a janela. Ele senta-se. Ele levanta-se. Ele anda de um lado para o outro entre a cama e a cadeira. Ele deita-se. Ele fixa o tecto. Ele fecha os olhos. Ele abre os olhos. Ele anda de um lado para o outro entre a mesa e a janela.

Ele pega noutra folha em branco. Põe-na na mesa à sua frente e escreve estas palavras com a sua caneta.

Foi. Nunca mais voltará a ser. Lembra-te. »

(1980-1981)


in "Inventar a Solidão" de Paul Auster.


[1]- "O Céu dentro de ti" de Graça Gonçalves.


Para B.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Outro cigarro ... outra beata ... vou começar a contá-los ;)
Já pensaste algum dia enviar textos teus para uma editora? Escreves bem ... mesmo muito bem :) Ainda me lembro quendo te disse que um dia nem saberias escrever português pela quantidade de abreviaturas que usavas no msn...
Tens aquele encanto de prender quem se atreve a entrar nestes pensamentos que são teus, mas que facilmente se tornam parte integrante de quem ousou relê-los.
Parabéns e pensa nisto ;)
Bjs.
C.S.
P.S. Quem é B. no livro de Paul Auster ?;)

23/10/05 15:26  
Blogger Cucu said...

Bonito... poético... (belo trocadilho final :P)

23/10/05 18:29  
Anonymous Anónimo said...

Lindo...simplesmente belo...ou antes...belas...e magníficas palavras...que quando juntas...formam...como um dia alguém chamou...um simples e magnífico texto...
Vícios...quem os não tem...
Vícios...quem os não teve...
Um dia...de certo que os terá...
Assim como tu...
Assim como eu...
Todos temos...Ou todos gostaríamos de ter...
Todos somos...Ou todos gostaríamos de ser...
E como é fantastico...como aqui se engloga toda a Humanidade...num vício...
Escreve...escreve sempre...o que te vai na alma...porque são raras as vezes que vejo as palavras a serem tão bem usadas...para chegar à alma de alguém...
Um dia um Vício apareceu...
Um dia um Vício escreveu...

23/10/05 23:21  
Anonymous Anónimo said...

Aproveito apenas para dizer q as fotos estão espectaculares. Muito bom este novo look do blog e tenho adorado as fotos que tens colocado :)
Bjs,
C.S.

24/10/05 19:41  

Enviar um comentário

<< Home